NOTÍCIAS

Educação

Virmondes promove Sessão Solene em homenagem aos CECONJs goianos

O Centro de Educação e Convivência Juvenil (Ceconj) é uma espécie de escola aberta à comunidade. Só o Ceconj Naly Deusdará – que funciona há mais de uma década, no Parque das Laranjeiras – atende, na capital, mais de 2 mil alunos nos três turnos, em um total de 225 oficinas, em diferentes e variadas áreas. Além de Goiânia, outras cidades que possuem unidades semelhantes são Goiandira, Nerópolis, Petrolina, Uruaçu, Trindade, Rubiataba, Iporá, Cidade de Goiás, Firminópolis e Catalão, formando uma rede de 11 unidades, vinculadas à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

“Os Ceconjs funcionam como instrumentos democráticos de promoção da educação, da cultura, do esporte e do lazer direcionados a crianças, adolescentes, adultos e idosos, com serviços que asseguram dignidade, saúde e promoção social das pessoas que atendem. Merecem todo o nosso apoio e respeito”, destaca o deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho (PPS), que, na noite desta terça-feira, 28 de junho, promove Sessão Solene, na Asembleia Legislativa, em homenagem a cada um dos 11 Ceconjs atualmente existentes em Goiás.

Em seu um ano meio de mandato na Casa, Virmondes recebeu inúmeras demandas levadas a ele por representantes dos Ceconjs, articulou no que foi possível e acompanhou os encaminhamentos. O resultado soma uma série de conquistas: a criação, na Assembleia, de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Ceconjs; a tramitação de projeto de lei que formaliza a estruturação destas instituições no Estado; e, ainda, o retorno das gratificações de diretores e secretários dos Ceconjs – pleito pelo qual o grupo ansiava desde o início de 2015.

Parceria

“Foram, de fato, conquistas muito importantes, que vêm garantir o pleno funcionamento dos Ceconjs em nosso Estado, resultando em grandes benefícios para os goianos. Estou muito orgulhoso em ter podido contribuir para esse resultado. São justos os motivos para comemoração”, sublinha o deputado. “O Virmondes é nosso parceiro, nosso padrinho. Ele está sempre conosco, nos momentos de festa e alegria, e também nos momentos difíceis, em que precisamos de apoio”, afirma a professora Déborha Liss Leones Cardoso, pedagoga, diretora do Ceconj Naly Deusdará.

“A intermediação do deputado é muito bem-vinda, fundamental para todos nós, dos Ceconjs, pela credibilidade que ele tem. No caso do Naly Deusdará, por exemplo, havia a possibilidade de fechamento da unidade, ele intercedeu, e, graças a isso, continuamos na ativa”, acrescenta Déborha Liss. Além dela, na Sessão Solene desta terça-feira, outros diretores, secretários e servidores dos 11 Ceconjs em funcionamento no Estado deverão estar presentes, para receber a justa homenagem do Parlamento goiano pelos serviços prestados.