NOTÍCIAS

Esporte & Lazer

Criação de “Ruas do Esporte” em todo o Estado é meta de Virmondes

 

O deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho (PSD) apresentou na quarta-feira, 22 de abril, na Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei que institui o Programa “Ruas do Esporte”, em todo o Estado. A proposta consiste na destinação dos logradouros públicos, nos municípios goianos, à integração da família com a sociedade, promoção do lazer, cultura e a prática de esportes.

“A ideia é difundir a prática esportiva e atividades de lazer para várias regiões do Estado. Enquanto vereador, apresentei o mesmo projeto para a capital, onde temos, hoje, espaços, na área interna da Praça Cívica, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e também no Autódromo, para a prática esportiva de skate, patins, corrida, bicicleta, e outras várias atividades”, destaca Virmondes. “Nosso objetivo, agora, é estreitar parcerias, através de convênios e outros meios, com as prefeituras municipais, incentivando, ainda, a construção de ciclovias nas rodovias estaduais, as nossas GOs”, acrescenta.

O deputado lembra que algumas capitais do País – a exemplo de Brasília, Recife e Salvador – já adotaram a ideia, e frisa: “Da mesma forma, em Goiás, ofereceremos às nossas crianças e adolescentes uma boa oportunidade de convívio com suas famílias, em atividades saudáveis para todos”. De acordo com o projeto, o Programa “Ruas do Esporte” será efetivado através do fechamento, preferencialmente aos domingos, de vias e logradouros públicos em pontos específicos dos municípios do Estado, das 9 às 17 horas, com o intuito de conferir acesso amplo à população para a prática de atividades esportivas, de lazer, cultura e entretenimento.

Custo zero; ganho inestimável

Ainda segundo a proposta, o dia e o horário estabelecidos podem ser flexibilizados conforme a característica do evento, sua localidade, conveniência e segurança, com a possibilidade, inclusive, de realização em mais de uma vez por semana. Os eventos e práticas esportivas já realizados em Goiás, em logradouros públicos, também ficam contemplados pela lei. Quanto ao fechamento das vias públicas em questão, deverá ser realizado com a devida sinalização de trânsito por parte do órgão de trânsito responsável, constando informações acerca da execução do programa; já a manutenção da segurança, nestes espaços, deverá contar com o suporte da Polícia Militar (PM) naqueles municípios em que não houver Guarda Municipal.

“O projeto atende ao anseio de grande parte dos moradores de nossas cidades que desejam praticar esportes e terem mais espaços de cultura, lazer e convivência. O fechamento de ruas destinadas a diferentes práticas esportivas em nada custará ao Estado e às prefeituras, pois as vias públicas já existem e estão em pleno funcionamento”, argumenta Virmondes Cruvinel. “Isso, sem falar na possibilidade quase infinita da promoção de eventos culturais de iniciativa pública ou privada, nessas datas e locais, completa, sublinhando que o fechamento de algumas vias públicas no domingo não acarreta problemas ao trânsito, devido ao diminuto fluxo nesta dia da semana.

Além disso, pondera o deputado, a iniciativa promove também a interação social, o incentivo ao treino de atletas de alto desempenho e evita práticas esportivas perigosas no período noturno. “A ausência de equipamentos públicos de promoção da ordem social constitucionalmente prevista tem gerado descontentamento entre os cidadãos goianos. Por outro lado, a ausência de verbas para investimento em aparelhos de esporte e lazer nas cidades não mais se justifica, podendo ser contornada através de políticas públicas e adoção de medidas baratas ou mesmo gratuitas para os cofres públicos, que é o que pretende o nosso projeto. Fechar as ruas, afinal de contas, não custa nada para o Poder Público, enquanto que os benefícios podem ser inestimáveis”, arremata Virmondes.