NOTÍCIAS

Projetos de Lei

Virmondes propõe “Escola Cidadã” para fomentar voluntariado nas escolas

 

A Proposição 2020002708, apresentada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) na sessão remota da Assembleia Legislativa realizada dia 4 de junho, visa instituir na rede pública de ensino do Estado de Goiás a política pública de apoio e fomento ao voluntariado e às ações de responsabilidade social.

Se aprovada e sancionada pelo governo estadual, a “Escola Cidadã”, segundo o texto do projeto, vai realizar ações para promover o engajamento dos estudantes da rede pública estadual em atividades que contribuam para diminuir a disparidade social e promover o engrandecimento dos laços de cooperação na comunidade. O projeto de lei especifica, ainda, que poderão ser firmados convênios e parcerias com entidades assistenciais e outros integrantes da sociedade civil.

Virmondes Cruvinel afirma que o voluntariado e a responsabilidade social são conceitos importantes que precisam ser trabalhados na sociedade. “A escola pode contribuir com a formação dos jovens, desenvolvendo a consciência crítica da realidade. A conscientização de que o interesse social é mais importante que o individual cria formas de despertar o jovem para inclusão, desenvolvendo o interesse por atividades sociais”, destaca o parlamentar.

O deputado acredita que o desnível social e o alarmante desinteresse dos jovens pelas causas sociais exigem a necessidade de formar cidadãos mais conscientes. “Uma sociedade articulada, com cidadãos engajados, se mobiliza em direção à solidariedade e à inclusão”, justifica.

O texto da proposta foi aprovado preliminarmente e segue trâmite da Casa na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

 

Goiânia, 11 de junho de 2020.