NOTÍCIAS

Projetos de Lei

Virmondes quer comunicação virtual para famílias de pacientes com covid-19

 

Projeto de lei (Propositura 2020002296) do deputado estadual Virmondes Cruvinel propõe procedimento virtual para o envio de informações a familiares de pessoas internadas por Coronavírus nos hospitais da rede pública, privada ou de campanha do Estado de Goiás.

Na opinião do parlamentar, a angústia de não ter informações sobre o estado de saúde agrava o estresse e preocupação da família que está enfrentando casos da doença entre entes queridos. “É fundamental que as novas tecnologias sejam utilizadas para garantir os direitos daqueles que sejam acometidos vírus e de seus familiares à informação de forma segura. É o mínimo que podemos fazer para amenizar a aflição dessas pessoas”, destaca.

A ideia é que, ao ser registrado em um hospital, o paciente deve receber uma senha pessoal, que será inserida na sua ficha e encaminhada ao contato indicado por ele. As informações, de acordo com o texto da proposta, devem ser enviadas diariamente, ao término de cada dia, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente.

O texto prevê diretrizes como: envio de informações principalmente via aplicativo de mensagem, em formato de áudio, possibilitando a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura; na impossibilidade do envio por meio de aplicativo de mensagem, as mesmas devem ser enviadas por escrito, via e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica; não sendo possível a comunicação via meio eletrônico, a mesma deve ser feita por contato telefônico.

O projeto foi aprovado preliminarmente no dia 29 de abril e encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.

 

Goiânia, 11 de maio de 2020.